top of page
Acesso: por trilha desde um dos dois refúgios existentes Entre 30 e 40 minutos de caminhada, O acesso à base das vias é feito por trilha ou por rapel. Para mais informações, contate os administradores dos refúgios ou os escaladores locais. 
SOMBRA: 
ATÉ ÀS 12h
CAVALOS SUDOESTE - SUBSETORES.JPG

1 - Setor Sage-na-iga

SETOR SAGE-NA-IGA.jpg

Acesso: por trilha, desde a base da via Viagem ao Centro da Rocha. Seguir costeando o afloramento em direção à esquerda (de quem olha de frente para as vias) até encontrar a subida que dá acesso ao setor.

1 - Sage-na-iga - 7a - 15m (C. Pamplona - D. Spiazzi, 2019) - Equipo:  10 costuras + 1 corda de 60m. Obs.: via com proteções fixas. 
2 - Nós que aqui estamos por vós esperamos - ? (projeto) - 15m ( C. Pamplona - F. Tolotti, 2020) - 5  costuras + # 0.75 + 1 corda de 60m. Obs.: via com proteções fixas e uma seção de escalada em fenda protegida em móvel (#0.75). Recomendamos cuidado no início devido a exposição; recomendamos, além disso, que se alonguem com fitas de 60 cm as três primeiras proteções. A parada ainda não foi instalada (há apenas uma chapeleta pingo no final da via).

2 - Setor Avohai

CAVALOS OESTE - SETOR AVOHAI.JPG

Acesso: por cima, desde a trilha que cruza a crista do Morro dos Cavalos. O acesso à base das vias (onde há uma chapeleta para ancoragem) se faz via rapel, desde a parada da via Avohai. Atenção: para acessar essa parada, faz-se necessário um mini rapel em proteção natural. O retorno pode ser feito por cima ou por baixo; se por baixo, faz-se necessário mais um rapel (20m) em uma parada instalada à direita (na linha da base das vias) e que serve exclusivamente para este fim.

INTERDITADAS

TEMPORARIAMENTE

PARA

MANUTENÇÃO

20/12/2021

1 - Avohai - 7a - 20m (C. Pamplona - A. Altmann, 2020) - Equipo:  1 set CAM #0.3 - 4 + #6 + 1 corda de 60m. Cuidado com os blocos soltos no platô localizado na primeira metade da via! Exposta na primeira metade! Clica aqui e assiste ao vídeo da escalada nesta via!
2 - Galope Rasante - 7b - 15m ( C. Pamplona - A. Altamnn, 2020) - Equipo: 1 set CAM #0.3 - 4 + # 0.3 e #6 + 1 corda de 60m. Obs  início comum à via Avohai; depois de ganhar o platô segue por um diedro com uma fissura de dedos e continua por baixo de dois blocos grandes empotrados; contorna-os pela esquerda e segue por mias uns metros até a parada. Cuidado com os blocos soltos no platô localizado na primeira metade da via e na sua parte final! Clica aqui e assiste ao vídeo da escalda nesta via!

3 - Cholamachola

IMG_9654.JPG
Cholamachola - VIsup - 20m (C. Pamplona - C.J. Marchioro, 2019) - Equipo:  1 set CAM #0.3 - 4 + 1 corda de 60m. Obs. Chaminé localizada no fundo da ravina de acesso à via Vida Louca e Próspera. Trata-se de uma chaminé-túnel cuja linha da via inicia pela raiz da figueira localizada no seu interior e segue pela chaminé até a segunda "janela" (situada a uns 15m de altura) de onde segue pelo totem da esquerda e, posteriormente, pela placa da direita (para quem olha de frente para a chaminé). Não há muitas opções de proteção dentro da chaminé, tampouco no totem depois da segunda "janela". A via termina em uma placa com fenda de dedos e possui parada dupla com proteções fixas. Sugerimos que quem venha de segundo faça a limpeza da via e que o rapel de descida seja feito pela parada da via Vida Louca e Próspera (acesso por cima).

4 - Setor Vida Louca e Próspera

CAVALOS OESTE - SETOR VIDA LOUCA.JPG

Acesso: por cima ou por baixo, via trilha. Para quem acessa por cima, o melhor é rapelar em direção à via Vida Louca e Próspera. 

Legenda:

Linhas descontínuas na cor amarela: trilhas de acesso.

Linhas contínuas na cor verde: vias de escalada que requerem equipamento móvel.

Estrelas  na cor avermelha: paradas com proteções fixas;

Estrela na cor verde: local sugerido para montar parada com equipamento móvel.

1 - Vida loca e próspera - VIIa - 25m (C. Pamplona - M. Almeida - D. Spiazzi, 2018) - Equipo:  2 costuras e fitas (1,20m e 0,6m) para alongar as proteções + 2 set CAM #0.3 - 4 + 1 set C3 ou micronuts + 1 corda de 60m. Clica aqui e assiste ao vídeo da escalada nesta via!
2 - Vida loca no centro da rocha - VIIa - 30m (F. Tolotti - CJ Marchioro - C. Pamplona - M. Almeida, 2018) - Equipo: fitas para alongar as proteções + 2 set CAM #0.3 - 4 + stoppers + 1 corda de 60m. Obs: variante da Vida loca e próspera que conecta na Viagem ao centro da rocha. Saída pela direita, sem utilizar a primeira proteção fixa da Vida loca e próspera; segue por diedro próprio e travessia por baixo do teto (fenda de dedo) até conectar na via Viagem ao centro da rocha. Sugestão, tocar até o platô da Viagem ao centro da rocha e montar parada em móvel para chamar o segundo. A segunda enfiada segue pelo Offwidth logo acima da entrada da caverna e finaliza em parada comum à via Vida loca e próspera. Clica aqui e assiste ao vídeo da escalada (primeira enfiada) nesta via!
3 - Viagem ao centro da rocha - VIIa - 35m (CJ Marchioro - M. Almeida - F. Tolotti - C. Pamplona, 2018) - Equipo: 3 costuras + fitas longas (1,20m e 0,6m) para alongar as proteções + 1 set CAM #0.4 - 4 + 0.5 e 0.75 repetidos + stoppers + 1 corda de 60m. Obs. Montar parada em móvel quando chegar ao platô a fim de evitar o atrito na corda. A segunda enfiada segue pelo Offwidth logo acima da entrada da caverna e finaliza em parada comum à via Vida loca e próspera. Clica aqui e assiste ao vídeo da escalada (primeira enfiada) nesta via!
4 - Pepe's traverse - A1 - 10m (C. Pamplona - A. Altmann, 2020) - Equipo: 1 set CAM #0.3 - 3 + 1 set Micro CAMs (< #0.3) + 1 corda de 60m. Obs. Travessia que liga a via Vida Louca e Próspera à via Viagem ao Centro da Rocha, por baixo do teto maior. 

5 - Setor Interferência Cósmica

Acesso: por baixo, via trilha. 

Legenda:

Linhas descontínuas (cor vermelha e amarela): vias de escalada;

Estrelas (cor avermelha): proteções fixas;

Pentágono (cor amarela): local sugerido para montar parada com equipamento móvel.

D - fissura de dedo (ou menor);

M - fissura de mão;

P - fissura de punho.

1 - Viajantes do tempo - VIIb - 15m (J. Vogel - F. Tolotti - M. Almeida - C. Pamplona - CJ Marchioro, 2018) - Equipo: 8 costuras + corda de 60m. Obs: depois da sexta proteção fixa a via segue ganhando o platô e subindo à direita, com mais uma proteção fixa e parada dupla.

2 - Interferência cósmica - VIIa - 15m (CJ Marchioro - C. Pamplona - F. Tolotti - M. Almeida - J. Vogel 2018) - Equipo: 1 SET CAM #0.3 - 4 + 0.3, 1 e 2 repetidos + fitas para alongar as proteções + 1 corda de 60m. Parada comum à via Viajantes do tempo. Obs: há possibilidade de se montar parada com equipamento móvel. Além disso, para limpar a via, é melhor que o segundo o faça e que ambos saiam por cima (trilha à direita da parada, subindo e contornando à esquerda). Clica aqui e assiste ao vídeo da escalada nesta via!

6 - Setor Vento Oeste

Vento oeste - VI - 18m (F. Tolotti - V. Aguiar, 2018) - Equipo: 8 costuras + corda de 60m. Obs: o acesso à base da via pode ser feito por trilha ou por rapel a partir da própria parada (localizada nos mirantes sudoeste do Morro dos Cavalos).

Galeria do setor

bottom of page